sábado, 19 de fevereiro de 2011

Prefeitura acompanhará alunos ‘on line’


A Gerência Executiva da Educação da prefeitura de Mossoró está implantando na rede pública municipal de ensino o software livre “iEducar”. Com ele, todas as escolas serão integradas de forma que será possível manter com maior agilidade e acompanhamento o cadastro único dos alunos, bem como boletins, diários de classes, pontos dos professores e até mesmo acompanhar a estrutura dos prédios.

“O sistema funciona integradamente e vai disponibilizar através da internet até mesmo as notas dos alunos, que poderão acessá-las nos laboratórios das escolas, por exemplo”, explicou a gerente da Educação, Ieda Maria Araújo Chaves Freitas.

Toda a zona urbana estará integrada pelo iEducar e a zona rural o terá assim que foram resolvidas algumas questões estruturais como a disponibilidade de Internet nas comunidades. “Hoje, as operadoras não dispõem de Internet em todos os lugares, então é preciso que haja o acesso para a integração desse sistema”, explicou a gerente.

A rede pública municipal tem hoje 13.725 alunos matriculados no Ensino Fundamental, enquanto o Ensino Infantil tem cerca de 7 mil alunos. As vantagens são inúmeras e vão desde o controle a acompanhamento das atividades didáticas até à própria informação da proficiência do aluno.

Seminário

O sistema começará a ser implantado na rede pública a partir desta segunda-feira. A instalação começará a ser feito pela empresa contratada para o serviço, a Gestec, de Natal. Os professores serão treinados através de um grande seminário que terá a participação de representantes de todas as escolas.

“Ao final desse sistema, será possível a realização do censo do professor, um documento extremamente importante para a avaliação docente. Além disso, também poderemos traçar uma ferramenta de acompanhamento das turmas, suas principais deficiências, quais as matérias que estão tendo melhor desempenho por parte dos professores e dos alunos. Só há vantagens para o município”, argumentou.


Fonte: Assessoria da PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário