Na última sexta feira, 25, a 2º Seção de Bombeiros, em Pau dos Ferros, deu início a uma série de treinamentos visando capacitar seus militares as ocorrências atendidas na região do alto oeste potiguar.
Na abertura das atividades, os bombeiros realizaram uma longa caminhada, entre os municípios de Pau dos Ferros e Encanto, com o intuito de se adaptarem as atividades no meio silvestre, aumentando sua tolerância e resistência física às condições adversas impostas pela região onde atuam.
De acordo com o Tenente Saulo Moises, chefe da seção em Pau dos Ferros, o alto oeste potiguar é recortado por inúmeras serras que potencializa o surgimento de casos de pessoas perdidas, nas áreas de mata, fazendo necessário que os militares estejam preparados para realizarem buscas e salvamento, atividade de responsabilidade do Corpo de Bombeiros.
A atividade iniciou às 06h45min com saída da 2ª Seção de Bombeiros em Pau dos Ferros. Na ocasião, os militares empenhados receberam instrução de amarração de vítima em prancha, para a atividade de busca em mata, orientações sobre velocidade de marcha, auto-horários, tempo estimado de caminhada, equipamentos a serem utilizados, logística de transporte de materiais, alimentação para atividade de busca e responsabilidades dos componentes de uma equipe de busca.
Os primeiros 12 km de caminhada foram da Seção de Bombeiros, em Pau dos Ferros, até a divisa com o município de Encanto. Neste trecho, o grupo simulou o salvamento terrestre de uma pessoa com 60 quilos, transportando um boneco devidamente imobilizado em uma maca, onde os militares executavam o revezamento no transporte da “vítima”.
Em Encanto, os bombeiros foram chamados por populares para a realizarem a captura de uma Philodryas Nattereri, vulgarmente conhecida como corre-campo ou cobra de cipó, serpente não peçonhenta muito comum na região. No açude da cidade foram ministradas instruções de transposição de meio líquido com vítima e flutuabilidade.
Durante toda a ação, os militares conheceram seus limites físicos e aprenderam formas de sobreviver ao desgaste do corpo, principalmente em ocorrências prolongadas.
Segundo o Tenente Saulo Moises, a atividade teve um caráter educativo e técnico, focado nos salvamentos típicos da região. “Existe a necessidade de que os homens em serviço sejam capazes de oferecer a primeira resposta, em uma operação de Busca, até que mais recursos materiais e humanos sejam disponibilizados. Por isso, é fundamental que os militares recebam treinamentos que os capacitem a desempenhar sua atividade de forma eficiente, dando assim um melhor atendimento à população potiguar. É treinamento duro em defesa de vidas”, destacou o Tenente Moises. Além do Tenente, participaram da atividade instrucional os sargentos Amaral, Luciano, F. Souza, o Cb Josué e os Soldados Aldecleidon, Robson Rego, Holanda, Costa, Webster, Gleiser e Kaio.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CBMRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário