domingo, 20 de março de 2011

Prefeitura lançará campanha contra febre aftosa em abril

A Gerência Executiva da Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos definiu para o dia 1º de abril, às 8h30, no Centro de Comercialização de Animais “Armando Buá”, o lançamento da Campanha Contra a Febre Aftosa, edição 2011. A campanha terá duas etapas, a primeira de 1º a 31 de abril, e a segunda delas está programada para acontecer durante o mês de outubro.

O gerente da Agricultura, Rondinell Carlos, diz que, somente na primeira etapa da campanha, a Prefeitura Municipal investirá, em recursos próprios, mais de R$ 35 mil. “O dinheiro será usado na compra da vacina e nas despesas de aplicação da medicação”, explica o gerente, lembrando que a vacinação contemplará rebanhos de pequenos criadores, com até 25 animais.

Além da aquisição e aplicação da vacina, a Prefeitura se encarregará também de montar as equipes de vacinadores, em parceria com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN). “Serão montadas quatro equipes de vacinação, sendo duas formadas por técnicos do Município e duas por técnicos dos quadros do Idiarn”, cita Rondinell Carlos.

Na primeira etapa da campanha serão vacinados 10 mil animais. No dia 1º de abril, durante o lançamento da campanha, a Gerência da Agricultura distribuirá o calendário de vacinação. “Cada criador, de mais de 130 comunidades, ficará sabendo, antecipadamente, o dia e o horário em que seus animais vão ser vacinados, facilitando o trabalho das equipes”, explica Rondinell.

O gerente Rondinell Carlos alerta aos criadores sobre a obrigatoriedade da vacinação do gado. “O criador que deixar de vacinar seus animais, poderá sofrer as penalidades previstas em lei”, diz. Atualmente, o Rio Grande do Norte é área de risco médio de febre aftosa. A Secretaria Estadual da Agricultura e as prefeituras trabalham para tornar o Estado área livre de aftosa.


Fonte: Gerência de Comunicação PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário