quinta-feira, 17 de março de 2011

Professora e escritora Mundinha Almeida recebe Tributo "Ana Floriano" nesta sexta


A professora Raimunda Almeida, a “Tia Mundinha” do Colégio Diocesano de Santa Luzia, será homenageada pela Prefeitura de Mossoró com o Tributo Ana Floriano. A comenda será entregue nesta sexta-feira (18) pela prefeita fafá Rosado, em sonelidade, às 10h, no Saguão do Centro Administrativo da Cidadania "Prefeito Alcides Belo", no bairro Aeroporto.

A entrega da comenda faz parte da programação do Dia Internacional da Mulher, elaborada pela Prefeitura para o mês de março. O Tributo é concedido anualmente a uma mulher de destaque. Este ano, a homenageada, Tia Mundinha, 73, é referência na educação e paisagem humana local.

Mulher de fibra, educadora de reconhecido valor, Tia Mundinha é natural de Caraúbas, cidade encravada em pleno Sertão potiguar, a 76 quilômetros de Mossoró. Filha de costureira herdou da mãe, Alice Adélia de Almeida, a determinação pela vida. Vê a aprendizagem como “filosofia de vida”.

Tia Mundinha, que chegou a Mossoró aos seis anos de idade, costuma dizer que “Aprender... fortalece a honestidade”. Aqui, ela cresceu, fez carreira e se transformou em mulher de destaque. Graduou-se em História e Administração Escolar pela a atual Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Na Uern, foi professora de História Antiga, História Medieval, Didática, entre outras disciplinas, aposentando-se em 1996. Mas boa parte de sua vida é dedicada a formar gerações no Colégio Diocesano de Santa Luzia, aonde chegou há 45 anos. Pelas mãos de Padre Sátiro Cavalcante virou professora e diretora da instituição de ensino.

Atualmente, Tia Mundinha é diretora administrativa do Diocesano. Como escritora, ela escreveu dois livros, ambos com enfoque didático. Em 1975, lançou Estudos Sociais do Rio Grande do Norte e, dois anos mais tarde, Estudos Sociais de Mossoró. Mas sua capacidade vai mais além.

Como costureira, sua primeira profissão, herdada da mãe, Tia Mundinha criou e confeccionou a primeira bandeira do Município de Mossoró, nos anos 70. “A bandeira foi criada para os desfiles de 30 de Setembro”, lembra ela. A bandeira foi criada nas cores azul e branco, presentes no logotipo da escola, até hoje.

Agradecimento – Homenageada com o Tributo Ana Floriano, Tia Mundinha se diz agradecido pela lembrança. Ela conta que, a princípio, ficou surpresa com a notícia de que receberia a comenda. “Primeiro, pensei que fosse brincadeira...”, diz a educadora, deixando transparecer no seu semblante a satisfação pela homenagem. “...depois fiquei muito feliz com a lembrança do meu nome para o recebimento do Tributo Ana Floriano, porque tenho certeza que é uma homenagem simples e honesta”, completou “Tia Mundinha”.

Tributo já homenageou outras grandes mulheres

O Tributo Ana Floriano já homenageou outras grandes mulheres de destaque na Cidade. Na sua primeira edição, em 2006, a comenda rendeu homenagem à professora América Rosado, esposa do também professor Vi ngt Rosado. Um dos feitos do casal foi a instalação da então Esam, hoje Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Em 2007, a comenda Ana Floriano foi entregue à contabilista Edy Moura, como reconhecimento aos serviços sociais prestados por ela à sociedade mossoroense. Em 2008, as agraciadas foram as professoras Zilma e Zuleide Sá. No ano de 2009, a homenageada foi à artista plástica Mariela Lima.

Na edição de 2010, o Tributo Ana Floriano foi entregue à professora Dagmar Filgueira, responsável pela criação do Colégio Dom Bosco. E “Tia Mundinha” agora em 2011.


Fonte: Gerência de Comunicação da PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário