quinta-feira, 3 de março de 2011

SENAC abre inscrições para cursos gratuitos

O compromisso da qualificação do Sistema Fecomercio RN, via Senac, ganha um reforço com mais uma edição do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que oferece vagas gratuitas nos cursos da instituição à população de baixa renda. Este ano, o investimento nos cursos do PSG será superior a R$ 6 milhões e o número de vagas oferecidas cresceu 22% em relação a 2010. Estão sendo oferecidas um total de 2.943 vagas, sendo 1.788 em cursos de qualificação e 1.155 vagas em cursos de aprendizagem. As vagas contemplam seis municípios do estado (ver quadro abaixo), ampliando para população o alcance do nível de excelência dos cursos realizados pelo Senac, e por meio dessa oportunidade de qualificação gratuita, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte.

As vagas estão distribuídas em 28 cursos nas diversas áreas em que o Senac atua, dentre eles, há cursos para Agente de Viagem, Almoxarife, Operador de Telemarketing, Técnico em Enfermagem, Operadora de Caixa, Cozinheiro Básico, Frentista, Camareira, Garçon e Guia de Turismo Regional.

“O PSG é o maior programa de democratização da qualificação profissional do estado. Com ele, levamos toda a expertise do Senac; em áreas como turismo e hospitalidade, saúde e higiene e beleza, entre outras; àquela parcela da população que não teria condições de arcar com o investimento necessário para fazer estes cursos. O PSG é o cumprimento do compromisso do Senac com a universalização da qualificação, contribuindo para um Brasil melhor e mais igualitário”, afirma o presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

O presidente ressalta ainda que a aposta em ampliar o alcance da qualificação profissional através do Senac é mais um dos orgulhos do Sistema Fecomercio. “A deficiência, ou até a falta de qualificação de mão-de-obra, é hoje um dos grandes problemas da nossa economia, em todos os setores. Apostar nela, principalmente num estado que está unindo esforços para sediar uma copa do mundo de futebol, é mais uma prova de que estamos fazendo a nossa parte no fomento do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”, diz Queiroz.

O PROGRAMA

Iniciado em 2009, o Programa Senac de Gratuidade (PSG), do Senac RN já matriculou um total de 4.164 alunos. Somente no ano passado mais de 12 mil pessoas se inscreveram para tentar uma destas vagas. Para este ano, as inscrições seguem até o próximo dia 11 de março e espera-se um aumento de mais de 10% da procura em relação ao ano passado.

Desde 2010, o PSG está inserido no programa “Senac na Copa, RN no mundo”, que prioriza a destinação dos recursos de gratuidade para as atividades ou ocupações do comércio, serviços e turismo voltadas para a Copa 2014.

Entre 2010 e 2014, serão investidos pelo Senac RN na oferta de vagas gratuitas para estes cursos R$ 39 milhões da sua receita compulsória.

Critérios

Para ser selecionado no PSG, o candidato precisa, além de ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos, preencher os requisitos do índice PSG, que estabelece uma pontuação para priorizar o preenchimento das vagas oferecidas. Os critérios levam em consideração a condição de trabalho do aluno (empregado, desempregado ou candidato a primeiro emprego); a escolaridade (se é egresso ou está matriculado na educação básica); a quantidade de membros da família; e, por fim, se o mesmo já foi beneficiado pelo Programa de Aprendizagem ou por outro programa gratuito oferecido pelo Senac. A seleção é totalmente automática, feita pelo sistema sem nenhuma interferência humana. Mais informações e inscrições no site www.rn.senac.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário